Pular para o conteúdo principal

Homem do campo brilha em mostra de cinema rural

Jovens que moram na zona rural de Afonso Cláudio que pouco vão para  uma sala de cinema, estão tendo a oportunidade de produzir filmes para mostrar o cotidiano no campo.  "Não é só na cidade que se faz cinema. Nós que nunca tínhamos visto uma câmera, de repente estávamos fazendo um filme", conta o professor Alex Reblim.

Ele e mais 20 alunos da rede pública de ensino do município  participaram de umas das oficinas de cinema, realizadas em 16 cidades da Região Serrana. Os participantes receberam orientações durante 80 horas de aula e, em seguida, partiram para a ação. 

"Foi ótimo fazer este filme. Essas descobertas foram essenciais para capturarmos o clima do filme e lançar aquele olhar diferente para o lugar onde moramos", completa Alex.

O resultado deste trabalho poderá ser conferido durante a I Mostra Capixaba de Cinema Rural de Afonso Cláudio, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, no Centro Cultural da cidade.

Cada documentário possui cerca de 10 minutos de duração e mostra o papel dos jovens no desenvolvimento rural. Todos eles participam da mostra competitiva e concorrem a prêmios nas categorias de "melhor filme", "melhor roteiro", "melhor edição" e "júri popular". 

A mostra competitiva será feita dentro do Centro Cultural, mas do lado de fora haverá uma tela de cinema de 35mm, para realização de sessões de filmes nacionais e estaduais.

"Os participantes receberam todas as orientações necessárias durante as  oficinas de cinema realizadas nas cidades da região, desde de setembro. Até o fim do ano, cerca de 50 municípios estarão produzindo filmes", explica a vice-presidente do Instituto Parceiros do Bem, Simone Marçal.

São esperados cerca de mil pessoas por dia durante os quatro dias da mostra. A programação conta com apresentações musicais e culturais típicas da região, performances circenses, debates sobre os filmes concorrentes, palestras e cineclube com participação dos jovens participantes do Mova Caparaó.

O encerramento será com a entrega dos prêmios e show do cantor, compositor e violeiro Xangai.



Confira a programação da mostra

Dia 11 de Novenbro

  
18h30 - Abertura

Performances da Cia de Circo Teatro Capixaba

Apresentação musical de  Tony da Viola 

Performances da Cia de Circo Teatro Capixaba

20h -Mostra Especial  35mm - Longa metragem: O menino da porteira

21h30 - Forró Comichão

Dia 12 de Novembro 


14h - Mostra competitiva

17h30 - Apresentação de tradições populares

21h - Mostra Especial 35 mm: Meninos

Dia 13 de Novembro


14h - Mostra competitiva itinerante

17h30 - Tradições Populares - Espaço de Vivência

18h30 -  Performances da Cia de Circo Teatro Capixaba

21h - Chôro de Minas

Dia 14 de Novembro 

14h - Sessão Cineclube com os cineastas do Mova Caparaó

20h30 - Premiação dos vencedores do festival

21h - Show com Xangai (BA) e Grupo Farinhada (ES)

Texto extraído de: 
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/10/553703-homem+do+campo+brilha+em+mostra+de+cinema+rural.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

1ª MCA Histórico-Cultural em Marataízes

Mais informações: www.portalyah.com/mca

Festival de Curtíssimas balançou Serra Pelada

O evento foi espaço para exibição de produções audiovisuais realizadas por jovens No ultimo sábado (19), o distrito de Serra Pelada no município de Afonso Cláudio foi o palco do Festival de Curtíssimas organizado pelo Núcleo de Audiovisual Lagoa (NALagoa), integrado as atividades da Associação Diacônica Luterana (ADL). O evento contou com a presença dos morados, de representantes dos filmes concorrentes e de outros visitantes do município e região que assistiram à mostra competitiva que contou 20 curtas-metragens. Após a exibição das produções concorrentes, aconteceu a estreia do curta “ Lagoa Serra Pelada ”, realizado pelos jovens do NALagoa. O público do Festival Curtíssima também pode assistir às exibições paralelas de outros dois filmes feitos em Serra Pelada: “ Incêndio nas Mentes ” (1996, de Amylton de Almeida) e “ Menina da Corrente ” (2010, oficina da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural). O Festival Curtíssima busca incentivar a utilização das novas tecnologias de...