Pular para o conteúdo principal

MCA Rural - Oficina de Ficção na ADL


O cinema de fato tomou conta da ADL. Nessa semana, acontece mais uma oficina de audiovisual, mas com gênero ficção, coordenada pelos oficineiros da Produtora Patuléia filmes. O audiovisual com gênero ficção busca retratar histórias criadas, lendas, mitos e outros. Nesse sentido, dez jovens dos dezesseis municípios da região Serrana, que representaram a 1º Mostra Capixaba de Audiovisual Rural, ocorrida em Afonso Cláudio no ano passado, estão vivenciando mais essa oportunidade.


Durante as primeiras conversas para a elaboração do roteiro de ficção, muitas ideias foram propostas pelos participantes. Mas a lenda da “Menina da Corrente”, inventada pelos alunos da ADL foi vista com muito apresso. Então, luz, câmera e muita criatividade estão sendo utilizadas nesses dias. Esse filme será exibido na 2º MCA Rural que acontecerá nos dias 20 a 23 de Outubro no município de Castelo-ES.

Algumas fotos da oficina:

FIlmando cena de suspense


“Ela aparece para aqueles não acreditam em sua existência. Rejeitada por sua música e acorrentada pela sua pouca obediência, ela mostra que o medo é apenas uma melodia de poucas notas ao tom das argolas de ferro, arrastadas pelo chão na madrugada”. Como a lenda é contada...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

1ª MCA Histórico-Cultural em Marataízes

Mais informações: www.portalyah.com/mca

Festival de Curtíssimas balançou Serra Pelada

O evento foi espaço para exibição de produções audiovisuais realizadas por jovens No ultimo sábado (19), o distrito de Serra Pelada no município de Afonso Cláudio foi o palco do Festival de Curtíssimas organizado pelo Núcleo de Audiovisual Lagoa (NALagoa), integrado as atividades da Associação Diacônica Luterana (ADL). O evento contou com a presença dos morados, de representantes dos filmes concorrentes e de outros visitantes do município e região que assistiram à mostra competitiva que contou 20 curtas-metragens. Após a exibição das produções concorrentes, aconteceu a estreia do curta “ Lagoa Serra Pelada ”, realizado pelos jovens do NALagoa. O público do Festival Curtíssima também pode assistir às exibições paralelas de outros dois filmes feitos em Serra Pelada: “ Incêndio nas Mentes ” (1996, de Amylton de Almeida) e “ Menina da Corrente ” (2010, oficina da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural). O Festival Curtíssima busca incentivar a utilização das novas tecnologias de...