Pular para o conteúdo principal

Festival de Curtíssimas NALagoa


Na pequena Vila de Serra Pelada, cidade de Afonso Cláudio, acontecerá no dia 19 de novembro o 1º Festival de Curtíssimas nos espaços da Associação Diacônica Luterana – ADL. O festival é uma das ações do Núcleo de Audiovisual Lagoa – NALagoa e têm apoio do Programa Rede Cultura Jovem, Instituto Sincades e Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo.
No festival serão exibidas 20 curtíssimas (filmes entre 30 segundos a 6 minutos) concorrentes: Acidente de Avião no Campus da UFES, Breu, Concertina, Deficiência Física, Entra e Sai, Falta d’Água, Fora do Ar, Hoje a Noite, Lixo, Manifesto #1, Miragem, No Capitalismo Selvagem todo Lucro é Bruto, O Ovo Azul, O Piso, Padece, Curupira!, Pegadas, Possibilidades, Sombração, Te amo Lucas e Tia Elzira.
Após a mostra, será estreado o curta metragem “Lagoa Serra Pelada”, dirigido e produzido pelos jovens do NALagoa. Além disso, paralelo ao espaço da mostra, também serão exibidos os 3 principais curtas produzidos em Serra Pelada: A Menina da Corrente (ficção – 2010), O Refúgio (documentário – 2010) e Incêndios nas Mentes (Documentário – 1996).
O Núcleo recebeu 31 inscrições de diferentes municípios do Espírito Santo e de alguns estados brasileiros. As obras foram selecionadas pelos jovens do Núcleo, a partir das orientações do regulamento do festival. A maior parte das curtíssimas selecionadas foram produzidas por câmeras e outros equipamentos comuns. Outro detalhe interessante é o grande número de jovens produtores que pouco tiveram contato com o audiovisual.
O objetivo principal do Festival é incentivar a cultura do audiovisual com a juventude por meio da utilização das tecnologias de comunicação simples (celulares com câmeras, câmeras digitais ou hadycam). Todos podem fazer cinema, como dizem os jovens do NALagoa: “Sabe aquela ideia maneira, pegue sua câmera e comece a gravar!”.

Oficinas para aquecer o dia do festival
O dia do festival abrirá espaço para conexão cultural. A partir das 08h o Grupo de dança Folclórica Edelstein e a bolsista Kamila Lübe, ambos apoiados pelo Rede Cultura Jovem, estarão ensinado novas danças e orientações sobre trajes típicos ao grupo de dança folclórica Land der Wasserfall e coordenadores de outros grupos da região. No mesmo momento acontecerá para a comunidade e alunos da ADL uma oficina de Poesia com o jovem poeta Fábio Aiolfi (Aracruz) e uma oficina de Composição Musical com o músico licenciado Vinicius Ponath (Serra).

Programação
Sábado (19 de Novembro)
- 08:30h – Conexão- Oficina de dança folclórica, poesia e composição musical
- 18h – Mostra paralela dos 3 principais curtas produzidos em Serra Pelada (A Menina da Corrente, O Refúgio e Incêndios nas Mentes)
- 19h- Solenidade de Abertura do 1º Festival de Curtíssimas
- 19:30h -Mostra Competitiva
- 21:00h – Estreia do documentário “Lagoa Serra Pelada”
- 21:30h – Show Cultural

Filmes Concorrentes:
Acidente de Avião no Campus da UFES (0:50) – Dereck Fraga Bolsanelo
Assombração (05:55) – Fabiana Lahaas
Breu (03:23) – Willam Schultz
Concertina (06:00) – Fabio Lahaas
Edivaldo (3:27) – Lucas Helmer
Falta d’Água (03:21) – Berilânio Carvalho dos Santos
Fora do Ar (01:15) – Yuri Marcel
Hoje a Noite (03:40) – Gabriela Ratzke
Lixo (03:23) – Christian Dones
Manifesto #1 (04:31) – Victor Dias dos Santos
Men as Chess (0:59) - Cristina Margon
Miragem (03:30)– Tomás Von Osten
No Capitalismo Selvagem todo Lucro é Bruto (2:52) – Filipe Campos Borges
O Piso (02:54) – Rony Adami
Ovo Azul (01:03) – Rafael Pagung
Padece, Curupira! (04:31) – Thila Paixão Lenk
Pegadas (05:40) – Edivino Mateuz Raasch
Possibilidades – (02:57) Weslei Will Ferreira
Te amo Lucas (04:04) – Fábio Aiolfi Pontual
Tia Elzira (06:00)- Jeferson Buss

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

1ª MCA Histórico-Cultural em Marataízes

Mais informações: www.portalyah.com/mca

Festival de Curtíssimas balançou Serra Pelada

O evento foi espaço para exibição de produções audiovisuais realizadas por jovens No ultimo sábado (19), o distrito de Serra Pelada no município de Afonso Cláudio foi o palco do Festival de Curtíssimas organizado pelo Núcleo de Audiovisual Lagoa (NALagoa), integrado as atividades da Associação Diacônica Luterana (ADL). O evento contou com a presença dos morados, de representantes dos filmes concorrentes e de outros visitantes do município e região que assistiram à mostra competitiva que contou 20 curtas-metragens. Após a exibição das produções concorrentes, aconteceu a estreia do curta “ Lagoa Serra Pelada ”, realizado pelos jovens do NALagoa. O público do Festival Curtíssima também pode assistir às exibições paralelas de outros dois filmes feitos em Serra Pelada: “ Incêndio nas Mentes ” (1996, de Amylton de Almeida) e “ Menina da Corrente ” (2010, oficina da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural). O Festival Curtíssima busca incentivar a utilização das novas tecnologias de...