Pular para o conteúdo principal

Relatório do Dia da Animação no Cineclube Lagoa

Data da exibição: 27 e 28 de outubro de 2013
Horário: 19:30h
Local: Centro Cultural José Ribeiro Tristão (Afonso Cláudio)

Responsável: Alex Reblim Braun



O cineclube Lagoa, sob a coordenação do responsável pelo dia da animação 2013 em Afonso Cláudio, propôs para a secretaria de cultura e turismo do município para que a exibição ocorresse no Centro Cultural José Ribeiro Tristão. Duas semanas antes da exibição e início da divulgação no município, a secretaria informou que não seria possível realizar o evento no dia 28 de outubro nos espaços do Centro Cultural devido ao início da manutenção técnica nos equipamentos de iluminação e som. Nesse sentido, foi necessário transferir o evento para a noite do dia 27 de outubro.
A exibição foi divulgada na rádio local, nas escolas com cartazes, cavalete com um cartaz na rua principal e nos sites da prefeitura (http://www.afonsoclaudio.es.gov.br/site/index.php/archives/4659), Jornal Folha da Terra (http://folhadaterra.com.br/website/site/Noticia.aspx?id=6981) e rádio FMZ (http://radiofmz.com.br/website/site/Noticia.aspx?id=9345).
A exibição no Centro Cultural José Ribeiro Tristão contou com apenas 46 participantes, infelizmente o tempo fechado e a previsão de fortes chuvas inibiu a participação de um público maior. Mas mesmo assim, o evento contou com a participação das artistas Alba Alba Regina Schwartz Eutrópio (expondo quadros e desenhos em estilo surrealista e contemporâneo) e também com a participação da arte-educadora Thalyta Monteiro, relatando suas experiências com oficinas de stop motion nos colégios da região. 
Foram exibidos animações da mostra nacional, infantil e internacional durante o tempo de uma hora e meia. O cerimonial foi e dirigido pelo coordenador do cineclube Lagoa do vilarejo de Serra Pelada (Afonso Cláudio).

Quem participou do Dia Internacional da Animação no centro cultural José Ribeiro Tristão saiu satisfeito e discutia sobre os filmes. Saí do evento triste e chateado com a alteração da data e com a pouca participação da comunidade em relação ao ano anterior. Nesse sentido repetir a exibição com os meus alunos na instituição onde trabalho no dia seguinte. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

1ª MCA Histórico-Cultural em Marataízes

Mais informações: www.portalyah.com/mca

Festival de Curtíssimas balançou Serra Pelada

O evento foi espaço para exibição de produções audiovisuais realizadas por jovens No ultimo sábado (19), o distrito de Serra Pelada no município de Afonso Cláudio foi o palco do Festival de Curtíssimas organizado pelo Núcleo de Audiovisual Lagoa (NALagoa), integrado as atividades da Associação Diacônica Luterana (ADL). O evento contou com a presença dos morados, de representantes dos filmes concorrentes e de outros visitantes do município e região que assistiram à mostra competitiva que contou 20 curtas-metragens. Após a exibição das produções concorrentes, aconteceu a estreia do curta “ Lagoa Serra Pelada ”, realizado pelos jovens do NALagoa. O público do Festival Curtíssima também pode assistir às exibições paralelas de outros dois filmes feitos em Serra Pelada: “ Incêndio nas Mentes ” (1996, de Amylton de Almeida) e “ Menina da Corrente ” (2010, oficina da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural). O Festival Curtíssima busca incentivar a utilização das novas tecnologias de...