Pular para o conteúdo principal

Realização do Seminário Cineclube: a imagem, os direitos humanos e outras linguagens



O seminário foi realizado nos espaços da ADL (Serra Pelada - Afonso Cláudio), entre os dias 02 e 03 de Setembro de 2017 e contou com a participação de 32 pessoas de Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Itaguaçu. O seminário foi coordenado por Willam Berger (doutor em serviço social e formado em direção cinematográfica pela escola Darcy Ribeiro).
 O coordenador abordou durante o seminário os fundamentos históricos dos direitos humanos, sobre a conquista dos direitos sociais, a geração dos direitos, os direitos ambientais, direitos humanos e questão social, o cinema político, o audiovisual como instrumentos para defesa dos direitos humanos e poder das imagens.
 Durante o seminário foram exibidos diversos documentários com a temática da formação e produções das mostras de cinema de direitos humanos. Os participantes foram instigados a planejar e discutir como conduzir a exibição dos documentários assistidos e também outras produções temáticas em seus grupos e comunidades. Esse planejamento foi fundamental para dialogar sobre o processo de condução do cineclube.
Durante a noite, participantes e pessoas da comunidade assistiram o filme Human de Yann Arthus-Bertrand. As pessoas participantes foram certificadas ao final do seminário.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

1ª MCA Histórico-Cultural em Marataízes

Mais informações: www.portalyah.com/mca

Festival de Curtíssimas balançou Serra Pelada

O evento foi espaço para exibição de produções audiovisuais realizadas por jovens No ultimo sábado (19), o distrito de Serra Pelada no município de Afonso Cláudio foi o palco do Festival de Curtíssimas organizado pelo Núcleo de Audiovisual Lagoa (NALagoa), integrado as atividades da Associação Diacônica Luterana (ADL). O evento contou com a presença dos morados, de representantes dos filmes concorrentes e de outros visitantes do município e região que assistiram à mostra competitiva que contou 20 curtas-metragens. Após a exibição das produções concorrentes, aconteceu a estreia do curta “ Lagoa Serra Pelada ”, realizado pelos jovens do NALagoa. O público do Festival Curtíssima também pode assistir às exibições paralelas de outros dois filmes feitos em Serra Pelada: “ Incêndio nas Mentes ” (1996, de Amylton de Almeida) e “ Menina da Corrente ” (2010, oficina da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural). O Festival Curtíssima busca incentivar a utilização das novas tecnologias de...