
Sr. Manoelzinho tem um currículo que inclui mais de 20 filmes de longa-metragem, com reportagem premiada pela televisão capixaba, participações na televisão brasileira, como os Programa Mais Você com a apresentadora Ana Maria Braga – TV GLOBO.
Com uma velha câmera VHS na mão, seu Manoelzinho, fez filmes como “Loreno, o Gatilho Mais Rápido do Oeste”, “A vingança de Loreno” e “Amor Proibido”.
Servente de pedreiro, ele ganhou fama com os seus trabalhos, colocando a Mantenópolis no Mapa Cultura do Espírito Santo do Brasil.
Manoelzinho riscava no chão, utilizando gravetos, as cenas que ia imaginando, com um processo criativo debaixo de uma árvore que ele elegera como local de inspiração.
Era uma pessoa simples, um senhor de baixa estatura, e sempre com um simpático sorrido no rosto, ele fez de sua simplicidade uma riqueza de imensurável valor. O seu sonho e amor pelo cinema, uma vida de poesia com as imagens, mais que um artista, ele foi um ser humano incrível, pioneiro e visionário.
A Organização dos Cineclubes Capixabas, realiza na cidade de Mantenópolis, nos dias 23, 24 e 28 de novembro, o VI Encontro Estadual de Cineclubes, aonde haveria um bate papo dos cineclubes capixabas com o Sr. Manoelzinho e a apresentação de seus filmes.
É com pesar e luto, que recebemos a notícia de seu falecimento. O movimento cultural, o cinema, a arte, estão em luto, pela partida deste grande ser humano.
Fica o legado de sua obra, as lembranças, o aprendizado com a sua coragem e ousadia, e a nossa gratidão ao Sr. Manoelzinho, por cada imagem, sensação, ensinamento, através de sua arte.
O Sr. Manoelzinho foi uma pessoa ímpar ao patrimônio cultural e histórico de Mantenópolis e do Estado do Espírito Santo.
Manifestamos nosso pesar e sentimentos a família, aos amigos, e a cidade de Mantenópolis.
Luciano Guimarães de Freitas
Produtor Cultural
Comentários
Postar um comentário