Pular para o conteúdo principal

O CINEMA CAPIXABA ESTÁ DE LUTO

A cidade de Mantenópolis e o cinema capixaba amanheceram de luto nesta manhã do dia 10 de novembro de 2018, com a notícia do falecimento do cineasta, Manoel Loreno, natural da cidade de Mantenópolis, conhecido por Sr. Manoelzinho.


Sr. Manoelzinho tem um currículo que inclui mais de 20 filmes de longa-metragem, com reportagem premiada pela televisão capixaba, participações na televisão brasileira, como os Programa Mais Você com a apresentadora Ana Maria Braga – TV GLOBO.


Com uma velha câmera VHS na mão, seu Manoelzinho, fez filmes como “Loreno, o Gatilho Mais Rápido do Oeste”, “A vingança de Loreno” e “Amor Proibido”.


Servente de pedreiro, ele ganhou fama com os seus trabalhos, colocando a Mantenópolis no Mapa Cultura do Espírito Santo do Brasil.


Manoelzinho riscava no chão, utilizando gravetos, as cenas que ia imaginando, com um processo criativo debaixo de uma árvore que ele elegera como local de inspiração.


Era uma pessoa simples, um senhor de baixa estatura, e sempre com um simpático sorrido no rosto, ele fez de sua simplicidade uma riqueza de imensurável valor. O seu sonho e amor pelo cinema, uma vida de poesia com as imagens, mais que um artista, ele foi um ser humano incrível, pioneiro e visionário.


A Organização dos Cineclubes Capixabas, realiza na cidade de Mantenópolis, nos dias 23, 24 e 28 de novembro, o VI Encontro Estadual de Cineclubes, aonde haveria um bate papo dos cineclubes capixabas com o Sr. Manoelzinho e a apresentação de seus filmes.


É com pesar e luto, que recebemos a notícia de seu falecimento. O movimento cultural, o cinema, a arte, estão em luto, pela partida deste grande ser humano.


Fica o legado de sua obra, as lembranças, o aprendizado com a sua coragem e ousadia, e a nossa gratidão ao Sr. Manoelzinho, por cada imagem, sensação, ensinamento, através de sua arte.


O Sr. Manoelzinho foi uma pessoa ímpar ao patrimônio cultural e histórico de Mantenópolis e do Estado do Espírito Santo.


Manifestamos nosso pesar e sentimentos a família, aos amigos, e a cidade de Mantenópolis.


Luciano Guimarães de Freitas
Produtor Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

1ª MCA Histórico-Cultural em Marataízes

Mais informações: www.portalyah.com/mca

Festival de Curtíssimas balançou Serra Pelada

O evento foi espaço para exibição de produções audiovisuais realizadas por jovens No ultimo sábado (19), o distrito de Serra Pelada no município de Afonso Cláudio foi o palco do Festival de Curtíssimas organizado pelo Núcleo de Audiovisual Lagoa (NALagoa), integrado as atividades da Associação Diacônica Luterana (ADL). O evento contou com a presença dos morados, de representantes dos filmes concorrentes e de outros visitantes do município e região que assistiram à mostra competitiva que contou 20 curtas-metragens. Após a exibição das produções concorrentes, aconteceu a estreia do curta “ Lagoa Serra Pelada ”, realizado pelos jovens do NALagoa. O público do Festival Curtíssima também pode assistir às exibições paralelas de outros dois filmes feitos em Serra Pelada: “ Incêndio nas Mentes ” (1996, de Amylton de Almeida) e “ Menina da Corrente ” (2010, oficina da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural). O Festival Curtíssima busca incentivar a utilização das novas tecnologias de...