Pular para o conteúdo principal

Três roteiros capixabas selecionados para as Oficinas Galpão

CAROLINE PONTINI - GAZETA ONLINE
DIsponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/07/654111-tres+roteiros+capixabas+selecionados+para+as+oficinas+galpao.html

15 roteiros foram selecionados pelas Oficinas Galpão para um curso de formação audiovisual. Os selecionados têm entre 16 e 26 anos e participam de instituições sociais em todo o país. Entre os jovens que tiverem seus roteiros aprovados estão os capixabas Eduardo de Oliveira Júnior, do Centro Cultural Araçá (São Mateus), com o roteiro "O Cheiro Sustenido"; Alex Reblim Braum, da Associação Diacônica Luterana (Nova Venécia), com "O Refúgio" e Natanael Walace Pereira de Souza, do Centro de Referência da Juventude de Vitória, com o roteiro "O Diamante das Lamentações".

Dos dias 23 de julho a 1º de agosto, os selecionados estarão no Espírito Santo para aprender técnicas de cinema. Ao todo foram 73 inscritos no projeto, sendo o Nordeste a região com maior número de roteiros aprovados.

Veja os destaques do canal Divirta-se

O ProjetoO projeto Oficinas Galpão é uma realização do Instituto Galpão e tem o propósito de dar formação audiovisual aos jovens que fazem parte de instituições sociais. Esta é a primeira edição do projeto, que vai trasnformar os quinze roteiros selecionados em vídeos de curta-metragem.

Durante as oficinas os alunos terão aulas de roteiro, direção, produção, fotografia e câmera, som, edição, direção de arte, mobilização comunitária, direitos autorais, mídias sociais e comunicação colaborativa.Os vídeos serão gravados e editados nas cidades de origem de cada aluno. Durante esse processo, outros integrantes das instituições sociais vão fazer parte da equipe do jovem diretor. Ao final do curso, os vídeos vão ser exibidos gratuitamente em praças públicas, além de comporem arcevos de bibliotecas.

Os selecionados:
Alex Reblim Braun, 24 anos
Roteiro: O Refúgio (documentário)
Instituição: Associação Diacônica Luterana (ES)

Allan Carlos Miranda Gonçalves, 20 anos
Roteiro: Mestres e Griôs: Educadores Populares (documentário)
Instituição: Fundação Conscienciarte (MG)

Camila Lima Barreto, 26 anos
Roteiro: Tu é Quem? (documentário)
Instituição: SOMOS - Comunicação Saúde e Sexualidade (RS)

Claudio Albuquerque da Silva, 22 anos
Roteiro: Coletivos e Alternativos (documentário)
Instituição: Instituto Eu Mundaú (AL)

Danilon Luiz Francisco, 24 anos
Roteiro: Maria, Mãe das Mães Sofredoras (ficção)
Instituição: Associação Quilombola de Helvécia (BA)

Diego Albuquerque da Cunha Silva, 16 anos
Roteiro: Bingo (ficção)
Instituição: Instituto Oficinas Querô (SP)

Eduardo de Oliveira Júnior, 22 anos
Roteiro: O Cheiro Sustenido (ficção)
Instituição: Centro Cultural Araçá (ES)

Francisco Mauro Queiroz de Menezes Filho, 18 anos
Roteiro: Bate-Papo (ficção)
Instituição: Instituto da Cidade (CE)

Islan de Jesus dos Santos, 17 anos
Roteiro: Boa Morte, Uma História de Luta e Fé (documentário)
Instituição: Centro de Estudos Raízes do Recôncavo (BA)

Ítalo Rosário de Freitas, 22 anos
Roteiro: A Orientação Sexual nos Trilhos do Subúrbio (documentário)
Instituição: Projeto de Pesquisa Casa Brasil (BA)

Jaqueline Ciríaco da Costa, 23 anos
Roteiro: A Onda Potiguara - Surf e Tradição (documentário)
Instituição: Rede Índios On Line (PB)

Lúcia Pego dos Santos, 16 anos
Roteiro: Com o Pé Esquerdo (ficção)
Instituição: Ponto de Cultura Minha Vila Filmo Eu (PR)

Luísa Pereira Viana, 18 anos
Roteiro: Cinco Segundos de Uma Vida (ficção)
Instituição: Centro Cultural Eldorado dos Carajás - Ponto de Cultura Abrindo Janelas (GO)

Mariela Brito de Almeida, 21 anos
Roteiro: Povos D?água (documentário)
Instituição: CIPO - Comunicação Interativa (BA)

Natanael Walace Pereira de Souza, 25 anos
Roteiro: O Diamante das Lamentações (ficção)
Instituição: Centro de Referência da Juventude - Fundação Monte Belo (ES)
Com informações da Assessoria de Imprensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stop Motion - Afonso Cláudio

Filme resultado da oficina de animação realizada no Projeto Olhares - Cultura e Meio Ambiente, na ADL, no município de Afonso Cláudio / ES.

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

Ex-aluno da ADL participa de projeto de Cinema

O estudante Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra, e a professora de artes Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta, contemplados pelo edital do VI concurso Revelando os Brasis, estão no Rio de Janeiro, participando das oficinas de capacitação previstas no edital entre os dias 14 e 27 de agosto, para transformar suas histórias em filmes. Os dois estão tendo aulas de roteiro, planejamento e produção e fotografia, para retornarem as suas cidades, e atuarem como diretores, tomando as decisões de aspectos mais técnicos, como planos, enquadramentos, movimentos de câmera, mixagem de som e edição de cenas.  “A Viagem do Seu Arlindo”, foi o enredo escrito por Sheila, e inspirado na história real contada pela filha do Seu Arlindo, D. Marluce. Na trama, ela narra a preparação do personagem principal para uma viagem misteriosa, que deixa intrigados os moradores e familiares da comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta. Após concluídos, os filmes ...