Pular para o conteúdo principal

A tradição é transmitida naturalmente, absorvida silenciosamente no escorrer do tempo

A identidade de um povo está nos seus diferentes elementos tradicionais.  A língua, a culinária, as músicas, as histórias e tantas outras manifestações sustentam nossas crenças. Como dizia Albert Einstein, “além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos”. Diferente do tradicionalismo, a tradição é transmitida naturalmente, absorvida silenciosamente no escorrer do tempo. O cultivo da tradição comprova o apego do ser humano por hábitos e valores, sendo pouco ou freneticamente mutáveis. Abrem o baú das mais belas cores e movimentos da memória.
Impressiono-me como a sétima arte não mede esforços para desdobrar-se no registro das tradições mutáveis. Além de querer manter eternizado o que é efêmero, é indescritível a segurança que essa arte propõe. Agora vem à minha mente o documentário premiado na segunda mostra capixaba de audiovisual – rural, No Tempo da Nonaproduzido por jovens de Vargem Alta. A beleza do curta nos transPORTA para uma leve catarse, para o encontro das tradições semelhantes. Nesses elementos encontramos a arte, máquina do tempo que nos leva para o passado ou para o futuro. Como escrevia Goethe, “A beleza ideal está na simplicidade calma e serena”.
Alex Reblim - Professor na ADL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stop Motion - Afonso Cláudio

Filme resultado da oficina de animação realizada no Projeto Olhares - Cultura e Meio Ambiente, na ADL, no município de Afonso Cláudio / ES.

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

Ex-aluno da ADL participa de projeto de Cinema

O estudante Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra, e a professora de artes Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta, contemplados pelo edital do VI concurso Revelando os Brasis, estão no Rio de Janeiro, participando das oficinas de capacitação previstas no edital entre os dias 14 e 27 de agosto, para transformar suas histórias em filmes. Os dois estão tendo aulas de roteiro, planejamento e produção e fotografia, para retornarem as suas cidades, e atuarem como diretores, tomando as decisões de aspectos mais técnicos, como planos, enquadramentos, movimentos de câmera, mixagem de som e edição de cenas.  “A Viagem do Seu Arlindo”, foi o enredo escrito por Sheila, e inspirado na história real contada pela filha do Seu Arlindo, D. Marluce. Na trama, ela narra a preparação do personagem principal para uma viagem misteriosa, que deixa intrigados os moradores e familiares da comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta. Após concluídos, os filmes ...