Pular para o conteúdo principal

Festival de Curtíssimas NALagoa


Na pequena Vila de Serra Pelada, cidade de Afonso Cláudio, acontecerá no dia 19 de novembro o 1º Festival de Curtíssimas nos espaços da Associação Diacônica Luterana – ADL. O festival é uma das ações do Núcleo de Audiovisual Lagoa – NALagoa e têm apoio do Programa Rede Cultura Jovem, Instituto Sincades e Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo.
No festival serão exibidas 20 curtíssimas (filmes entre 30 segundos a 6 minutos) concorrentes: Acidente de Avião no Campus da UFES, Breu, Concertina, Deficiência Física, Entra e Sai, Falta d’Água, Fora do Ar, Hoje a Noite, Lixo, Manifesto #1, Miragem, No Capitalismo Selvagem todo Lucro é Bruto, O Ovo Azul, O Piso, Padece, Curupira!, Pegadas, Possibilidades, Sombração, Te amo Lucas e Tia Elzira.
Após a mostra, será estreado o curta metragem “Lagoa Serra Pelada”, dirigido e produzido pelos jovens do NALagoa. Além disso, paralelo ao espaço da mostra, também serão exibidos os 3 principais curtas produzidos em Serra Pelada: A Menina da Corrente (ficção – 2010), O Refúgio (documentário – 2010) e Incêndios nas Mentes (Documentário – 1996).
O Núcleo recebeu 31 inscrições de diferentes municípios do Espírito Santo e de alguns estados brasileiros. As obras foram selecionadas pelos jovens do Núcleo, a partir das orientações do regulamento do festival. A maior parte das curtíssimas selecionadas foram produzidas por câmeras e outros equipamentos comuns. Outro detalhe interessante é o grande número de jovens produtores que pouco tiveram contato com o audiovisual.
O objetivo principal do Festival é incentivar a cultura do audiovisual com a juventude por meio da utilização das tecnologias de comunicação simples (celulares com câmeras, câmeras digitais ou hadycam). Todos podem fazer cinema, como dizem os jovens do NALagoa: “Sabe aquela ideia maneira, pegue sua câmera e comece a gravar!”.

Oficinas para aquecer o dia do festival
O dia do festival abrirá espaço para conexão cultural. A partir das 08h o Grupo de dança Folclórica Edelstein e a bolsista Kamila Lübe, ambos apoiados pelo Rede Cultura Jovem, estarão ensinado novas danças e orientações sobre trajes típicos ao grupo de dança folclórica Land der Wasserfall e coordenadores de outros grupos da região. No mesmo momento acontecerá para a comunidade e alunos da ADL uma oficina de Poesia com o jovem poeta Fábio Aiolfi (Aracruz) e uma oficina de Composição Musical com o músico licenciado Vinicius Ponath (Serra).

Programação
Sábado (19 de Novembro)
- 08:30h – Conexão- Oficina de dança folclórica, poesia e composição musical
- 18h – Mostra paralela dos 3 principais curtas produzidos em Serra Pelada (A Menina da Corrente, O Refúgio e Incêndios nas Mentes)
- 19h- Solenidade de Abertura do 1º Festival de Curtíssimas
- 19:30h -Mostra Competitiva
- 21:00h – Estreia do documentário “Lagoa Serra Pelada”
- 21:30h – Show Cultural

Filmes Concorrentes:
Acidente de Avião no Campus da UFES (0:50) – Dereck Fraga Bolsanelo
Assombração (05:55) – Fabiana Lahaas
Breu (03:23) – Willam Schultz
Concertina (06:00) – Fabio Lahaas
Edivaldo (3:27) – Lucas Helmer
Falta d’Água (03:21) – Berilânio Carvalho dos Santos
Fora do Ar (01:15) – Yuri Marcel
Hoje a Noite (03:40) – Gabriela Ratzke
Lixo (03:23) – Christian Dones
Manifesto #1 (04:31) – Victor Dias dos Santos
Men as Chess (0:59) - Cristina Margon
Miragem (03:30)– Tomás Von Osten
No Capitalismo Selvagem todo Lucro é Bruto (2:52) – Filipe Campos Borges
O Piso (02:54) – Rony Adami
Ovo Azul (01:03) – Rafael Pagung
Padece, Curupira! (04:31) – Thila Paixão Lenk
Pegadas (05:40) – Edivino Mateuz Raasch
Possibilidades – (02:57) Weslei Will Ferreira
Te amo Lucas (04:04) – Fábio Aiolfi Pontual
Tia Elzira (06:00)- Jeferson Buss

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Stop Motion - Afonso Cláudio

Filme resultado da oficina de animação realizada no Projeto Olhares - Cultura e Meio Ambiente, na ADL, no município de Afonso Cláudio / ES.

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

Ex-aluno da ADL participa de projeto de Cinema

O estudante Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra, e a professora de artes Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta, contemplados pelo edital do VI concurso Revelando os Brasis, estão no Rio de Janeiro, participando das oficinas de capacitação previstas no edital entre os dias 14 e 27 de agosto, para transformar suas histórias em filmes. Os dois estão tendo aulas de roteiro, planejamento e produção e fotografia, para retornarem as suas cidades, e atuarem como diretores, tomando as decisões de aspectos mais técnicos, como planos, enquadramentos, movimentos de câmera, mixagem de som e edição de cenas.  “A Viagem do Seu Arlindo”, foi o enredo escrito por Sheila, e inspirado na história real contada pela filha do Seu Arlindo, D. Marluce. Na trama, ela narra a preparação do personagem principal para uma viagem misteriosa, que deixa intrigados os moradores e familiares da comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta. Após concluídos, os filmes ...