Pular para o conteúdo principal

Afonso Cláudio, recanto do Cineclubista Capixaba

O Município de Afonso Cláudio conhecido por suas belas cachoeiras, por sua rica diversidade étnica e cultural, ganha significativo destaque no cenário cultural capixaba por se tornar um polo de desenvolvimento do cineclubismo e o acesso a sétima arte.


Entre os dias 03 e 04 de junho de 2017, recebe o Seminário Regional de Formação Cineclubista e Mostra de Filmes, que tem por objetivo ofertar ao setor cultural e cineclubes presentes na Região Serrana, Sul e Caparaó uma rica formação sobre a história e o universo do cineclubismo.


O Seminário será realizado no Centro Cultural José Ribeiro Tristão e no dia 03 de junho, a partir das 20 horas, na Praça Aderbal Galvão, haverá uma Mostra de Filmes, aberta ao público.


O projeto foi idealizado pela Associação de Cineclubes Vila Velha e contemplado no Edital 026/2016 do Fundo Estadual de Cultura / Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.


E conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Associação Diacônica Luterana - ADL, Cineclube Lagoa, Organização dos Cineclubes Capixabas, Conselho Nacional de Cineclubes e da Federação Internacional de Cineclubes que congrega 75 países membros.


O cineclubismo capixaba vem de intenso processo de difusão no interior do Estado, promovendo um debate sobre os direitos do público de acesso ao cinema enquanto expressão cultural e popular.


Cineclube é um espaço público por excelência, que promove o encontro de pessoas entorno da obra audiovisual, é a comunidade que se organiza entorno de seu direito cultural de acesso à cultura, neste caso em específico, o acesso ao rico mundo imaginário do cinema. Valorizando e formando público para o cinema brasileiro e capixaba.


Segundo o Produtor Cultural e Cineclubista, Luciano Guimarães de Freitas: a cidade de Afonso Cláudio sempre teve intenso destaque e colaboração com o fortalecimento regional do movimento cineclubista na região, desde o surgimento do Cineclube Lagoa, idealizado por seu coordenador Alex Reblim. Assim como nós, que atuamos conhecendo as regiões e municípios, sempre tivemos profunda admiração tanto pelo Município, assim como um grande carinho com a Gestão Pública do Município que tão bem nos recebeu e se colocou à disposição para colaborar com a realização de mais esta etapa, que é o Seminário Regional de Formação Cineclubista, que certamente irá proporcionar um avanço na política cultural não só em Afonso Cláudio como em toda a Região.





“Acreditamos na cultura como uma forma incentivar tanto a valorização de nossa história e de nossas tradições, como também é uma via de inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho por meio da economia criativa, e vemos neste evento de formação um potencial para inserir o Município de Afonso Cláudio no circuito audiovisual capixaba por meio da difusão e acesso a sétima arte, o cinema” – Fabiana Binow, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

A Associação de Cineclubes de Vila Velha também cumprimenta o Município por sua diversidade cultural e compromisso com à cultura, se colocando sempre à disposição para colaborar com o Município, destacando o belo trabalho que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio de sua equipe municipal e da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Fabiana Binow.


“Estamos felizes em receber um evento como esse, pois com ele poderemos levar aos moradores de Afonso Cláudio uma forma a mais de cultura e conhecimento, pois entendemos que toda cultura é bem-vinda e de extrema importância. Como diz o filósofo Nildo Lage: “A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato. ” – Destaca Mariana Souza, funcionária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Fonte: http://www.afonsoclaudio.es.gov.br/site/index.php/archives/13713

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stop Motion - Afonso Cláudio

Filme resultado da oficina de animação realizada no Projeto Olhares - Cultura e Meio Ambiente, na ADL, no município de Afonso Cláudio / ES.

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

Ex-aluno da ADL participa de projeto de Cinema

O estudante Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra, e a professora de artes Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta, contemplados pelo edital do VI concurso Revelando os Brasis, estão no Rio de Janeiro, participando das oficinas de capacitação previstas no edital entre os dias 14 e 27 de agosto, para transformar suas histórias em filmes. Os dois estão tendo aulas de roteiro, planejamento e produção e fotografia, para retornarem as suas cidades, e atuarem como diretores, tomando as decisões de aspectos mais técnicos, como planos, enquadramentos, movimentos de câmera, mixagem de som e edição de cenas.  “A Viagem do Seu Arlindo”, foi o enredo escrito por Sheila, e inspirado na história real contada pela filha do Seu Arlindo, D. Marluce. Na trama, ela narra a preparação do personagem principal para uma viagem misteriosa, que deixa intrigados os moradores e familiares da comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta. Após concluídos, os filmes ...