Pular para o conteúdo principal

Projeto Olhar oferece oficinas de audiovisual e educação ambiental em Afonso Cláudio

Com objetivo de valorizar a cultura e o meio ambiente e estimular a comunidade a vivenciar a preservação ecológica em sua própria região, o Cineclube Eco Social, em parceria com o Instituto Manguerê, abre inscrições para as atividades do Projeto “Olhares” no município de Afonso Cláudio. Serão realizadas, entre os dias 18 a 23 de março, oficinas de animação e documentário, exibição de filmes e palestras na Associação Diacônica Luterana, localizada no distrito de Serra Pelada. O projeto foi contemplado com recursos do Edital 013/2018, do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O documentarista Ricardo Sá (oficina de documentário), o animador Bruno Cabús (oficina de Animação) e o realizador Audiovisual Luciano Guimarães (oficina de cineclube) estão entre os nomes que utilizam recursos do audiovisual como ferramenta pedagógica. Segundo o educador Bruno Cabús, “a animação e a riqueza de seu universo imaginário estimulam a criatividade do público e possibilitam diálogos e reflexões ambientais de forma lúdica. A oficina de animação, por exemplo, além de abordar temáticas ambientais, permite a reutilização de diversos materiais na construção de personagens e cenários. O resultado esperado será um curta de animação sobre o patrimônio natural presente nas comunidades atendidas”, destaca.
Oficinas e palestras 
-Data: 18 de março
Horário: 08h
Palestra de Educação Ambiental: ministrada pela pedagoga Vera Lúcia Miranda, a palestra tem o objetivo de estimular a importância do olhar e a percepção das comunidades sobre o meio ambiente entorno.
-Data: 18 a 23 de março
Horário: 08h e 19h30
Oficina de Animação: ministrada pelo educador e animador, Bruno Cabús, a oficina irá utilizar-se da técnica stop motion, uma animação feita quadro a quadro com fotografias de objetos, bonecos de massinha, recortes de papel ou qualquer outro material existente – os presentes serão orientados a produzirem um filme de animação que vise a divulgação e a preservação do Patrimônio Natural existente na região.
Documentário: ministrada pelo cineasta capixaba Ricardo Sá, a oficina vai contar como mote a linguagem cinematográfica e a utilização de tecnologias presentes no cotidiano como o uso de celulares. No decorrer da oficina, será produzido um curta-metragem experimental, de gênero documental, com o público.
Cineclube
Ministrada pelo produtor cultural Luciano Guimarães de Freitas, a oficina de cineclube demonstra as possibilidades do direito cultural de acesso ao cinema, e de como promover diversas ações de fortalecimento social por meio da
-Data: 23 de março
Horário: 19h30
Sessão do Cineclube Lagoa: Exibição dos filmes produzidos pelos alunos nas oficinas.
Como se inscrever?
As inscrições e participação são gratuitas, deverão ser realizadas ou presencialmente, na sede da Associação Diacônica Luterana, com o educador Alex Reblim, ou pela internet, no link:
Os realizadores do Projeto Olhares convidam o público a seguir o projeto nas redes sociais:
Mais informações: producaoolharesolhares@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stop Motion - Afonso Cláudio

Filme resultado da oficina de animação realizada no Projeto Olhares - Cultura e Meio Ambiente, na ADL, no município de Afonso Cláudio / ES.

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

Ex-aluno da ADL participa de projeto de Cinema

O estudante Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra, e a professora de artes Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta, contemplados pelo edital do VI concurso Revelando os Brasis, estão no Rio de Janeiro, participando das oficinas de capacitação previstas no edital entre os dias 14 e 27 de agosto, para transformar suas histórias em filmes. Os dois estão tendo aulas de roteiro, planejamento e produção e fotografia, para retornarem as suas cidades, e atuarem como diretores, tomando as decisões de aspectos mais técnicos, como planos, enquadramentos, movimentos de câmera, mixagem de som e edição de cenas.  “A Viagem do Seu Arlindo”, foi o enredo escrito por Sheila, e inspirado na história real contada pela filha do Seu Arlindo, D. Marluce. Na trama, ela narra a preparação do personagem principal para uma viagem misteriosa, que deixa intrigados os moradores e familiares da comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta. Após concluídos, os filmes ...