Pular para o conteúdo principal

ADL na 14ª Mostra Produção Independente – Resistências de Vitória



Filmes produzidos por estudantes da ADL estarão presentes na 14º Mostra Competitiva de Produção Independente da ABD Capixaba. Os curtas, "Olhares: Patrimônio Natural e Cultural de Afonso Cláudio" e "A Guardiã dos 3 Pontões", foram produzidos a partir do projeto "Olhares", incentivados pelo agente cultural Luciano Guimarães. Esse projeto permitiu a realização de oficinas de documentário, animação e cineclubismo. 

O audiovisual ganhou força na ADL a partir de 2010, com a criação do Núcleo de Audiovisual Lagoa  e Cineclube Lagoa, essas iniciativas possibilitaram o envolvimento de dezenas de adolescentes e jovens com essa arte. Nesse fluxo, o ex-aluno da ADL, Rafael Wolfgramm, também estará lançando seu documentário (O Que Resta da Imagem), nesse festival.

Confira a Programação:
- dia 02/12 - a partir das 19h - "Olhares: Patrimônio Natural e Cultural de Afonso Cláudio"
- dia 04/12 - a partir das 19h - "A Guardiã dos 3 Pontões" e "O Que Resta da Imagem"
Local: Cine Jardins (UFES).


Conheça mais essas produções: A Guardiã dos 3 Pontões (documentário, 8’, 2019, classificação: livre)
Direção: dos participantes da Oficina do Projeto Olhares/Estudantes da ADL; Roteiro: Projeto Olhares; Direção de Produção: Coletiva – Oficina de Doc; Produção Executiva: Luciano Guimarães; Trilha Sonora: Jaceguay Lins CD Melodiário / Execução – Orquestra Filarmônica do ES e Coral da UFES.
Realizado por estudantes acolhidos pela Associação Diacônica Luterana, no Distrito de Serra Pelada – Afonso Cláudio, sendo realizado por adolescentes e participantes de uma Oficina de Documentário promovida pelo Projeto Olhares – Cultura e Meio Ambiente. O filme aborda a relação do ser humano com o meio ambiente, valorizando ao patrimônio natural a partir das vivências de um agricultor que reside nas proximidades Pedra dos 3 Pontões. Aonde também, vive uma Águia Chilena, conhecida por guardiã dos 3 Pontões.

Olhares: Patrimônio Natural e Cultural de Afonso Cláudio (animação, 3’, 2019, classificação: livre)
Direção, Roteiro e Direção de Fotografia: alunos da Oficina de Animação do Projeto Olhares; Direção de Produção, Montagem e Edição de Som: Bruno Cabús; Produção Executiva: Luciano Guimarães de Freitas.
A animação foi realizada por meio do Projeto Olhares – Cultura e Meio Ambiente a partir de uma Oficina de Animação desenvolvida no Município de Afonso Cláudio com participação de alunos e alunas da Associação Diacônica Luterana. Sendo o filme, realizado pelos alunos e alunas, com orientação do Educador Bruno Cabus. O filme aborda cenários e personagens que compõe a rica diversidade do Patrimônio Natural e Cultural de Afonso Cláudio.


 Além das produções realizadas pelos estudantes da ADL, será exibido na Mostra Competitiva o curta "O que Resta da Imagem", produzido pelo ex-aluno, da ADL Rafael Wolfgramm, natural de Laranja da Terra. Veja detalhes:

O Que Resta da Imagem (documentário, 15’35”, 2018, classificação: livre)
Direção, Roteiro e Direção de Arte: Rafael Wolfgramm; Produção Executiva: Beatriz Lindemberg; Empresa Produtora: Instituto Marlim Azul; Direção de Fotografia: Rafael Mazza; Som Direto: Greco Nogueira; Elenco: Alberto Stange, Herta Seibel Schulz, Irma Seibel, Martinho Seibel, Matilde Velten Seibel, Nita Holz Wolfgramm e Rosalina Velten Stange; Montagem: Fernanda Rondon; Edição de Som e Mixagem: Bernardo Gebara; Trilha Sonora: Martinho Seibel.
Entre os anos de 1930 e 1960, um fotógrafo fez os primeiros registros da vida dos pomeranos no interior do Espírito Santo. Suas imagens ainda ecoam nas lembranças dos moradores de uma vila, que contam suas histórias a partir desses registros. Nesse documentário, imagem é memória.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Stop Motion - Afonso Cláudio

Filme resultado da oficina de animação realizada no Projeto Olhares - Cultura e Meio Ambiente, na ADL, no município de Afonso Cláudio / ES.

Sugestão: Documentário Noruega e Congo no centro do Brasil

O documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil" é o resultado de um projeto experimental como trabalho final do curso de jornalismo do UniCEUB, em Brasília. Foi realizado com o objetivo de compreender as causas, consequências e possíveis soluções para a desigualdade social no Distrito Federal. A partir de observações pessoais confirmadas por pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) e pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foi notado que no centro do Brasil existem duas realidades sociais distintas, Lago Sul e Cidade Estrutural, e no filme, foram comparadas ao primeiro e ao último lugar do ranking de desenvolvimento humano mundial: Noruega e República Democrática do Congo. Como formandas em jornalismo, nosso dever é informar à sociedade sobre fatos como esse, e como cidadãs, descobrir o que podemos fazer para contribuir com a mudança necessária dessa injusta realidade.

Ex-aluno da ADL participa de projeto de Cinema

O estudante Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra, e a professora de artes Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta, contemplados pelo edital do VI concurso Revelando os Brasis, estão no Rio de Janeiro, participando das oficinas de capacitação previstas no edital entre os dias 14 e 27 de agosto, para transformar suas histórias em filmes. Os dois estão tendo aulas de roteiro, planejamento e produção e fotografia, para retornarem as suas cidades, e atuarem como diretores, tomando as decisões de aspectos mais técnicos, como planos, enquadramentos, movimentos de câmera, mixagem de som e edição de cenas.  “A Viagem do Seu Arlindo”, foi o enredo escrito por Sheila, e inspirado na história real contada pela filha do Seu Arlindo, D. Marluce. Na trama, ela narra a preparação do personagem principal para uma viagem misteriosa, que deixa intrigados os moradores e familiares da comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta. Após concluídos, os filmes ...